quinta-feira, 16 de abril de 2009

SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM 4

Andropausa
Desde há uma década, pesquisas têm tentado demonstrar que o fenómeno é causado por alterações fisiológicas.Até ao advento da Andrologia, pensava-se que impotência masculina tinha origem psicológica.
Os sintomas da Andropausa era confundidos com a crise da meia idade - um fenómeno diferente com características psico-sociais que, contudo, pode ter consequências semelhantes aos da Andropausa: irritabilidade, diminuição da potência sexual e modificação dos padrões de comportamento.
Desde há uma década, pesquisas têm tentado demonstrar que o fenómeno é causado por alterações fisiológicas, nomeadamente pela diminuição de segregação de testosterona (hormona masculina), à medida que o tempo passa.
Mas apesar dos avanços científicos e da ligação entre a queda de produção testicular e o envelhecimento, o assunto continua controverso no seio da comunidade médica. Se por um lado, os sintomas da Menopausa são fáceis de detectar (com a paragem do período menstrual e com alterações hormonais e comportamentais), no que diz respeito à Andropausa o assunto não é tão simples.
Há especialistas que defendem que a Andropausa é apenas uma condição psicológica; outros diagnosticam-na, fazendo associação à redução da libido, disfunção eréctil e outras reacções relativas à performance sexual; outros ainda acrescentam atrofia muscular, aumento da gordura corporal, alterações de humor e diminuição da força.
Sintomas
Toda a abrangência de sintomas, cuja intensidade e manifestação parecem divergir de homem para homem, faz com que existam muitas excepções à regra para definir objectivamente o conceito Andropausa. Eis alguns sintomas que podem acompanhar uma situação de Andropausa. O diagnóstico, porém, apenas poderá ser ditado por um médico, mediante a avaliação específica e especializada das condições apresentadas pelo paciente.
SONOLÊNCIA/FADIGA:Queda acentuada na energia, que poderá levar a uma maior necessidade de horas de sono.
FALTA DE VIRILIDADE:Menos erecções e falta de confiança no acto sexual. Outros sintomas podem incluir decréscimo de interesse na realização de novos projectos e uma diminuição do espírito competitivo.
DEPRESSÂO:Mais do que qualquer outro sintoma este é, talvez, o que ocorre mais regularmente. A depressão é uma má experiência seja qual for a altura da vida. Mas quando surge num homem de meia idade a situação pode ser especialmente grave, uma vez que os mecanismos de motivação responsáveis por uma eventual mudança são mais escassos. O perigo da situação é facto desta depressão ser confundida com um problema emocional "convencional" e não ser vista como o resultado de uma alteração bioquímica causada pelo declínio dos níveis de testosterona. REDUÇÃO DA LIBIDO:É um sintoma particularmente deprimente para os homens e respectiva parceira sexual. Manifesta-se gradualmente e afecta a vida sexual em todos os sentidos. Basicamente, traduz-se na diminuição de fantasias sexuais e de todas as emoções e instintos envolvidos. É como se essa parte da vida deixasse de existir.
REDUÇÃO DA POTÊNCIA SEXUAL E/OU DO TAMANHO DO PÉNIS:Redução da potência significa diminuição da capacidade para atingir a erecção e de a manter. Existe um teste clássico para ajudar a discernir o problema: se as erecções nocturnas ou pela manhã se mantiverem então qualquer sintoma de impotência experimentado pelo homem pode ter origem psicológica ou na qualidade da relação que mantém com a sua parceira.
EJACULAÇÕES MENOS ABUNDANTES:A causa reside na diminuição da força dos músculos envolvidos no processo, que concentram níveis altos de testosterona.
AFRONTAMENTOS/SUORES:O rubor intenso na face e no pescoço podem ser um problema, uma vez que afecta zonas expostas do corpo e exterioriza informações sobre o estado emocional. Os suores nocturnos podem ser realmente intensos.
DORES NAS ARTICULAÇÕES:Sair da cama de manhã pode ser problemático. As dores na região lombar podem parecer particularmente estranhas, especialmente depois de uma noite de descanso.
DETERIORAÇÃO DA ESTRUTURA ÓSSEA:Ocorre em casos avançados de deficiência dos níveis de testosterona. As consequências são particularmente graves nos homens de mais idade.
PROBLEMAS CIRCULATÓRIOS:A testosterona parece ter um papel importante no transporte do sangue até às extremidades do corpo. Existem evidências que protege o coração e reduz a incidência de doenças cardíacas. Tratamento O tratamento de reposição da testosterona e derivados é uma prática comum. Assemelha-se à terapia de reposição da hormona sexual feminina (estrogénio), mas ainda envolve muitas dúvidas quanto à sua segurança e eficácia.
Tratamento
Na verdade, ainda não existem dados consensuais quanto a questões tão lineares como dose prescrita ou duração do tratamento.
Sabe-se, contudo, que os tratamentos de testosterona têm efeitos colaterais que podem incluir cancro na próstata e doenças cardiovasculares.
Devido aos riscos envolvidos na saúde, um tratamento hormonal apenas pode ser feito com acompanhamento médico.
O tratamento de reposição da testosterona e derivados é uma prática comum. Assemelha-se à terapia de reposição da hormona sexual feminina (estrogénio), mas ainda envolve muitas dúvidas quanto à sua segurança e eficácia. Na verdade, ainda não existem dados consensuais quanto a questões tão lineares como dose prescrita ou duração do tratamento.
Sabe-se, contudo, que os tratamentos de testosterona têm efeitos colaterais que podem incluir cancro na próstata e doenças cardiovasculares.
Devido aos riscos envolvidos na saúde, um tratamento hormonal apenas pode ser feito com acompanhamento médico.

Sem comentários:

Enviar um comentário