sexta-feira, 3 de abril de 2009

ORIENTAÇÃO AOS LARINGECTOMIZADOS

Em 1995 foi submetido a uma cirurgia de retirada de minhas cordasvocais acometidas de câncer (laringectomia total). A minha nova situação de laringectomizado reservou-me grandessurpresas. A rotina de vida teve que modificada em diversos aspectos paraadequar as atividades às nova estrutura corporal. Inicialmente tudo pareceu absurdo, inadequado e estranho. Nessa adaptação senti necessidade de trocar experiências, contatarpessoas com o mesmo problema, ter acesso a literatura específica e consultarprofissionais com experiência com esse tipo de paciente. Lembro-me que eu ficava satisfeito em ver na rua uma pessoalaringectomizada como eu. Minha vontade era de me aproximar, expor os meus problemas e ouvirexperiências, mas a timidez ou mesmo o receio de não ser compreendidoobrigava-me a apenas acompanhar essa pessoa com o olhar. Minha grande sorte foi ter procurado profissionais competentes quesouberam aclarar as minhas dúvidas, estimulando-me a buscar soluções para osmeus problemas, minimizando a gravidade da nova situação e proporcionando-mecondições de enfrentar tudo com coragem e determinação. Um documento único que chegou à minha mão por intermédio da Dra.Lilia Salomão, o Manual de Orientação aos Laringectomizados. Pequena obra em seu tamanho, mas valiosa para a montagem de novasrotinas de vida. Esse Manual foi confeccionado pela Dra. Kátia Nemr (Fonoaudióloga doServiço de Cabeça e Pescoço do Complexo Hospitalar Heliópolis-São Paulo-SP)e pela Dra. Lilia Salomão (Fonoaudióloga em consultório particular), com oapoio do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Complexo HospitalarHeliópolis. Foi impresso pela gráfica do Complexo Hospitalar Heliópolis, em 1991. Esse documento foi gerado através cópia xerox e, na época, mepareceu que a Dra. não possuía grande quantidade de exemplares. A partir daí senti a necessidade divulgar esse valioso documento,como se isso fosse uma obrigação pessoal em troca dos grandes benefícios queele me trouxe. A colocação desse documento na minha home page pareceu-me a formamais econômica de universalizar esse documento. Não sou proprietário dessa coletânea de informações, sou apenas umdivulgador. Se você tiver mais informações úteis e práticas que puderem serinseridas nesse documento, faça contato comigo via e-mai, que euacrescentarei ao texto. Mesmo que você não tenha nada a acrecentar, faça contato para que eupossa ter a certeza que eu não sou o único nessa situação e para quepossamos firmar novas amizades. Tenho certeza que todo o laringectomizado encontrará nessesparágrafos a identidade de uma nova realidade, que pode ser encarada comonormal se o indivíduo souber racionalmente enfrentar seus problemas pessoais. A vida continua...e é tão ou mais produtiva como antes...

Sem comentários:

Enviar um comentário