quinta-feira, 16 de abril de 2009

NOTICIA CORREIO DA MANHÃ DE HOJE

Saúde: Foram registadas 3062 reclamações contra unidades privadas da região
Queixas disparamNo ano passado foram apresentadas 3062 reclamações contra unidades privadas do sector da Saúde no Algarve. Em comparação com o ano anterior, o número de queixas mais do que triplicou, segundo dados da Secretaria de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor.
Os doentes recorreram ao Livro de Reclamações sobretudo para protestar devido ao tempo de espera por cuidados de saúde e por terem recebido cuidados considerados desadequados. Mas houve ainda muitas reclamações relacionadas com actos administrativos, de gestão e atendimento.
As estatísticas traduzem um grande acréscimo no número de reclamações relativamente a 2007 (ano em que foram contabilizadas 883) e a 2006 (registadas 2061).
Em termos nacionais, o Algarve representa quase 10% do total de queixas (31 438). A zona Norte é a que regista maior utilização do Livro de Reclamações, contabilizando 13 456 queixas, sendo seguida pela região centro, com 8043, segundo dados das respectivas Administrações Regionais de Saúde (ARS).
Estão em causa unidades privadas de saúde de diverso tipo, como laboratórios, unidades de diagnóstico, terapêutica e prevenção, clínicas e consultórios dentários, bem como unidades de diálise, medicina física e reabilitação.
José Carlos Eusébio

Sem comentários:

Enviar um comentário