quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Pobreza: Dia da terceira idade assinala-se hoje 40 mil idosos passam fome em PORTUGAL

Jorge Paula Um inquérito alimentar realizado pela DECO revela que 40 mil idosos não têm dinheiro para comerUm inquérito alimentar realizado pela DECO revela que 40 mil idosos não têm dinheiro para comer

Pobreza: Dia da terceira idade assinala-se hoje 28.OUT.2009

40 mil idosos passam fome
em PORTUGAL

O preço elevado dos alimentos está a levar a que muitas pessoas mais velhas não consumam alimentos mais saudáveis. De acordo com um inquérito alimentar realizado pela DECO, pelo menos 40 mil idosos em Portugal não têm dinheiro para comer.
O estudo, publicado na edição de Novembro da revista ‘Proteste’, resultou de um questionário enviado em Fevereiro e Março para uma amostra representativa da população entre 65 e 79 anos. Responderam mais de 3400 idosos. Destes, mais de um quinto indicou ter dificuldades financeiras. “A difícil situação económica e a falta de autonomia influenciam de forma negativa o que se come”, conclui a Associação de Defesa do Consumidor. Os autores da investigação apuraram mesmo que três por cento dos inquiridos passou fome na semana anterior a responder às perguntas.Entre os motivos que os idosos apresentam para comer mal estão os problemas dentários (35 por cento), dificuldades económicas (24 por cento) e falta de apetite (13 por cento).Hoje assinala-se o Dia da Terceira Idade. De acordo com Constança Paúl, coordenadora da Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos, no Porto, para terem um envelhecimento activo os idosos não devem abdicar da capacidade de decisão e, para isso, a institucionalização não é o melhor caminho. A colocação em lares “impede que se mantenham activos”, disse.

Edgar Nascimento com agências

Sem comentários:

Enviar um comentário